Óculos comunicativos

Todo o mundo sabe que óculos são feitos para compensar problemas de visão ou proteger os olhos do sol, mas já pensou em um modelo diferenciado capaz de permitir a portadores de sérias doenças, se comunicar com parentes, amigos e qualquer outra pessoa? Eles existem e chamam-se EyeSpeak, uma invenção da empresa portuguesa LusoVU/Luso Space.

Essa nova e criativa tecnologia funciona da seguinte forma: os óculos projetam um teclado virtual que pode ser visualizado pelo usuário e uma microcâmera monitora a posição de seus olhos, identificando a tecla selecionada. Após “escrever” o que deseja, a pessoa com deficiência aciona o botão “falar” e aquilo que foi escrito é narrado para quem dialoga com ela.

O usuário do equipamento pode “digitar” cerca de 100 letras por minuto e utilizá-lo não apenas para se comunicar, como também com a finalidade de navegar na Internet, sem necessidade de estar conectado a algum computador.

eyespeak

Por volta de 2 milhões de pessoas têm doenças que afetam diretamente a capacidade comunicativa, portanto o EyeSpeak já está fazendo sucesso no mercado, certo? Pasme, mas a resposta é não! Lamentavelmente, a Luso VU/Luso Space só conseguirá lançar o equipamento se a campanha de financiamento coletivo online organizada, mobilizar muitos interessados em apoiar a iniciativa. Até dia 24/07 foram arrecadados 18.871,14 Euros e são necessários 110.269,27. Agora resta menos de um mês para juntar o que falta.

Não é o primeiro texto que escrevo sobre ótimas ideias desperdiçadas por falta de apoio e financiamento. Portanto, novamente faço um apelo aos leitores desse blog, pedindo que divulguem essa iniciativa, buscando contato com alguém que possa e, principalmente, queira contribuir para que 2.000.000 de pessoas tenham a oportunidade de descobrir como é prazeroso e importante se comunicar, alcançando desenvolvimento e fazendo diferença no mundo. Certamente todas terão muito a nos dizer.

Creio que quem se envolve com causas relacionadas a pessoas com deficiência, consegue entender com mais facilidade a importância de fazer bem ao próximo e ajudar quem passa por problemas semelhantes aos nossos no dia a dia. Vamos fazer a sociedade enxergar como essas atitudes são importantes. Lutemos para que o EyeSpeak seja um marco em nossa batalha por inclusão social!

Mais sobre o assunto:

Facebook da Luso VU

Deficientes em Ação

ASDEF

Luso Space

___________________

Texto de Alexandre dos Santos Gouveia

Alexandre dos Santos Gouveia é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, foi estagiário da equipe de comunicação do Banco Santander, atuou em rádios como comentarista esportivo e já participou de trabalhos voluntários ligados à prática do futebol. Atualmente é assistente administrativo de comunicação da Zurich Seguros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s