Prótese especial muda a vida de jovem haitiano

Uma nova tecnologia pode baratear a montagem de próteses. Esse acessório tão importante para inúmeras pessoas com deficiência, que por problemas no nascimento ou acidentes, vivem sem algum membro, já foi construído utilizando uma impressora 3D.

No Haiti, país devastado por diversos desastres naturais, que sofre com a pobreza, a desnutrição das crianças e os efeitos de uma violenta ditadura, vive Stevenson Joseph, de 12 anos. Ele nasceu sem os dedos das duas mãos, é órfão, foi o primeiro a receber o equipamento e agora poderá segurar objetos e escrever.

A história de como a prótese chegou a Stevenson é linda e inspiradora. O casal americano John Marshall e Lisa participou de uma missão humanitária no Haiti, quando conheceu o garoto abandonado aos 3 anos e, assim que retornou, decidiu pesquisar alguma forma de ajudá-lo. Então, Marshall soube que um sul-africano desenvolveu a tal prótese para si próprio e após meses de dedicação, produziu o equipamento, enviando-o a um hospital haitiano, responsável por colocá-la no braço do menino.

protese

Está aí mais um exemplo da tecnologia a serviço das pessoas, que mostra como é eficaz usar a criatividade e o conhecimento para reduzir custos. A prótese que mudou para sempre a vida de Stevenson custou cerca de 300 dólares, o equivalente a 664 reais.

O elemento mais valioso dessa história não é a tecnologia e sim a lição de vida que o casal americano ensinou a todos nós. Se não fosse o espírito solidário e o empenho de John e Lisa em ajudar a quem precisa, provavelmente essa excelente nova tecnologia não iria chegar a Stevenson. Acredito que o mundo atual pode ser um lugar bem melhor se mais pessoas espalharem-se nesse bonito exemplo.

Dou os parabéns a eles por mostrarem que não há fronteiras maiores que a solidariedade e espero ver muitas outras pessoas com deficiência beneficiarem-se da prótese “impressa” para fazerem a diferença com suas próprias mãos! Stevenson Joseph vai se sentir alguém ainda mais especial e quem sabe, pode se tornar um homem capaz de transformar a triste realidade haitiana.

Confira as notícias a respeito:

Deficientes em Ação

Uol

O Globo

Bahia Notícias

Painel Med

__________________________

Texto de Alexandre dos Santos Gouveia

Alexandre dos Santos Gouveia é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, foi estagiário da equipe de comunicação do Banco Santander, atuou em rádios como comentarista esportivo e já participou de trabalhos voluntários ligados à prática do futebol. Atualmente é assistente administrativo de comunicação da Zurich Seguros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s