Não é novidade que um dos maiores problemas enfrentados pelos cadeirantes são as escadas encontradas em locais sem elevadores, rampas ou outras alternativas mais acessíveis. Farta de enxergar essa triste realidade, a empresa inglesa Allgood Trio desenvolveu o Sesame, um sistema que concilia três importantes características de qualquer adaptação para cadeirantes: acessibilidade, simplicidade e estética.
O sistema fica alojado embaixo das escadas e nem é notado por pessoas sem deficiência. Quando um cadeirante chega ao local, automaticamente ou através do acionamento de um botão, o sistema faz os degraus recuarem, dando lugar a um elevador adaptado. Uma solução que poderia padronizar de forma mais consistente a acessibilidade de diferentes prédios e condomínios, tornando desnecessária a construção de rampas, que muitas vezes exigem grande esforço físico dos cadeirantes e não lhes proporcionam a independência de que precisam. E principalmente, fazendo das escadas um obstáculo mais fácil de superar.
Pouco se encontra sobre estimativas de custo ou possibilidades dessa ideia transcender fronteiras e se espalhar pelo mundo, mas aumenta nossa esperança de dar mais um passo rumo à inclusão social, usufruindo de um equipamento que não gera nenhum impacto negativo no meio ambiente, não obriga os cadeirantes a investir em caras cadeiras elétricas e o mais importante de tudo: afasta a necessidade de pedir o auxílio de terceiros.
Já imaginou que maravilha nunca mais ser obrigado a deixar de ir a um local por excesso de escadas ou falta de rampas e elevadores? E, além disso, poupar as colunas dos seus familiares e amigos, que frequentemente se esforçam ao máximo para carregar você e sua cadeira? Vamos acreditar nessa possibilidade e torcer para o sistema Sesame chegar ao Brasil.
Está aí mais uma prova de que mesmo as dificuldades que insistem em nos limitar ao longo do tempo podem ser superadas se conseguirmos aliar estudo, força de vontade, empatia, inconformismo, inovação, funcionalidade, estética, gestão inteligente de recursos e fome de mudança. Que o elevador do sistema Sesame nos permita subir um degrau de cada vez e elevar nosso padrão de vida.
Referências:
http://www.allgood.co.uk/news.asp?info=Sesame+stairs+from+Allgood+Trio
http://ciclovivo.com.br/noticia/sistema-transforma-escada-em-elevador-para-cadeirantes
http://www.rollingrains.com/rio_2016/2014/04/o-direito-de-ir-e-vir-os-allgood-trio-sesame-steps.html
___________________
Texto de Alexandre dos Santos Gouveia
Alexandre dos Santos Gouveia é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, foi estagiário da equipe de comunicação do Banco Santander, atuou em rádios como comentarista esportivo e já participou de trabalhos voluntários ligados à prática do futebol. Atualmente é assistente administrativo de comunicação da Zurich Seguros.
Alguma empresa no Brasil adquiriu essa tecnologia?