Solidário desde cedo

Sabe aquelas crianças que misteriosamente têm uma inteligência muito acima da média? Alguns as chamam de superdotadas, prodígios, gênios precoces, mas, nomenclaturas à parte, certamente Shubham Banerjee serve como exemplo.

shubham-banerjee-impressora-braile

O belga, filho de indianos, mudou-se para a Califórnia aos 3 anos e hoje com 12, desenvolveu a Braigo, uma impressora braile, usando peças de Lego Mindstorms e alguns acessórios alternativos como o rolo de papel de calculadora, braços robóticos e outros componentes facilmente encontrados em papelarias.

Inicialmente, o projeto seria apenas mais uma atração da feira de ciências do colégio onde o garoto estuda, porém se tornou uma ideia que pode melhorar a vida das 285 milhões de pessoas com deficiência visual.

Você está pensando que o equipamento deve custar uma fortuna? Errado! O preço é de US$ 350, representando 20% do valor de uma impressora braile comum, orçada em US$ 2 mil. Consequentemente, seu gasto com manutenção também é baixo. Dados muito animadores, considerando que 90% das pessoas com deficiência visual estão nos países em desenvolvimento, como o Brasil, que priorizam inovações mais baratas.

Pasme! A impressora move os módulos que perfuram o papel, produzindo cartas em menos de dez segundos. E seu inventor já mostra um grande espírito de empreendedorismo, preocupando-se em disponibilizar o código de programação da impressora para permitir que qualquer pessoa possa adaptar o software as suas necessidades.

shubham-banerjee-impressora-braile

Não satisfeito com essa iniciativa, que já é digna de aplausos, Shubham Banerjee fez uso inteligente das redes sociais, criando uma página no Facebook para fornecer informações sobre o equipamento, controlar os ânimos dos interesseiros de plantão, muito mais preocupados em apoiar o projeto para ganhar dinheiro do que para gerar um bem social, e esclarecer que seu próximo objetivo não é comercializar a impressora, mas sim torná-la ainda melhor, sendo capaz de traduzir uma página inteira de texto na linguagem dos cegos.

Esse garoto precisa ser bem cuidado, afinal é só uma criança de 12 anos, que deve crescer e amadurecer, sem pular etapas. Ninguém tem o direito de exigir que ele apresente resultados com sua impressora. Isso será fundamental para que sua genial invenção não se transforme numa experiência traumática e possa ajudá-lo a concretizar todo o potencial que provou ter, transformando-se num futuro grande profissional da ciência, a serviço não só de pessoas com deficiência, mas de qualquer grupo que precise de uma luz no fim do túnel para viver melhor.

Dou sinceros parabéns a Shubham Banerjee, que com certeza ajudará muito as pessoas com deficiência visual, por conseguir enxergar suas necessidades de longe, mesmo sendo tão jovem. Você que convive com a cegueira e sempre sonhou em ler tudo o que lhe interessa sem depender de alguém que leia por você, renove suas esperanças!

Impressora Braigo: uma prova de que juntos, conhecimento, criatividade, responsabilidade social e empreendedorismo mudam o mundo!

Referências:

http://www.tecmundo.com.br/lego/51466-adolescente-de-12-anos-usa-lego-para-criar-impressora-braile.htm

http://www.deficientesemacao.com/tecnologia/6976-adolescente-de-12-anos-usa-lego-para-criar-impressora-braile

http://maragogi360graus.com.br/site/noticias/exclusivo-estudante-de-12-anos-usa-lego-para-criar-impressora-braile

http://www.programadavinci.com.br/post/garoto-de-12-anos-cria-impressora-braille-feita-com-lego-e-mais-barata-que-todas-as-existentes-no-mercado

___________________

Texto de Alexandre dos Santos Gouveia

Alexandre dos Santos Gouveia é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, foi estagiário da equipe de comunicação do Banco Santander, atuou em rádios como comentarista esportivo e já participou de trabalhos voluntários ligados à prática do futebol. Atualmente é assistente administrativo de comunicação da Zurich Seguros.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Solidário desde cedo

  1. Boa tarde Estou precisando da arte p mandar fazer uns adesivos!! Please!! Tem sempre alguém errado na vaga de reservada p nós!!! Aguardo Ilana

    Enviada do meu iPad

    >

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s