Um aliado em nossa luta

Estamos ainda mais fortes na luta pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência! A causa defendida pelo nosso movimento ganhou um importante aliado para gerar a mudança de comportamento cobrada de todos os motoristas infratores, que estacionam seus carros em vagas reservadas aos cadeirantes, utilizando aquela velha desculpa que tanto nos revolta: “É só por um minuto”.

O motivo da minha animação é o Parking Mobility. De que se trata? É um aplicativo criado por um grupo de pessoas com deficiência física de Vancouver, no Canadá, liderado por Campbell Macdonald e Craig Spradling, que possibilita aos usuários denunciar esse tipo de motorista, sem a necessidade de criar qualquer discussão áspera, que muitas vezes não termina bem ou passar por um grande estresse.

parking-mobility-aplicativo-artigo-esta-vaga-nao-e-sua-nem-por-um-minuto

Não precisamos nos preocupar em gastar dinheiro! O aplicativo, disponível para Android, Blackberry, Iphone, Ipad e Ipad Touch pode ser baixado gratuitamente na App Store ou Google Play e aumenta nosso poder de atuação. Como? Ao ver um condutor cometer essa infração, devemos fotografar a placa do veículo, o vidro dianteiro e a vaga de estacionamento. Essas fotos geram um relatório que será automaticamente encaminhado às autoridades competentes para multar o motorista.

Até hoje, o destino do dinheiro das multas de trânsito é uma história mal contada, muitos não sentem segurança ao ouvir que ele é utilizado em obras públicas feitas nas ruas, mas especificamente essa punição terá um fim social, já que 20% da quantia arrecadada será recolhido e doado para instituições de caridade dedicadas aos cadeirantes.

Infelizmente a sociedade nos dá inúmeros e frequentes exemplos de que muitas vezes não é suficiente conversar sobre algo errado que se faz ou organizar um protesto inteligente, pacífico e bem humorado, capaz de estimular sua reflexão e compreensão para convencê-lo de que é necessário agir diferente. Afetar o bolso das pessoas sempre foi um método eficaz de fazer alguém aceitar e corrigir um erro.

Se é assim, temos que continuar tentando utilizar o diálogo e os bons protestos, por serem meios de reivindicar mudanças que ajudam a sociedade a progredir e entender que muitos problemas podem ser resolvidos ou pelo menos melhorados, se as pessoas mudarem seu pensamento e sua atitude. Além disso, através do aplicativo, precisamos mexer nos bolsos dos teimosos que acabam dificultando esse processo de evolução coletiva. Por enquanto o Parking Mobility só funciona nos Estados Unidos, segundo o termo e condições de usos do aplicativo. Lutemos pela sua chegada ao Brasil para garantir que as vagas especiais estejam disponíveis e principalmente, para construir um mundo melhor!

Para baixar o aplicativo na App Store, clique aqui. Se você tem Android, clique aqui para baixar na Google Play.

parking-mobility-aplicativo-artigo-esta-vaga-nao-e-sua-nem-por-um-minuto

E você, motorista que ainda insiste em usar indevidamente as vagas reservadas aos cadeirantes, seguindo a linha de raciocínio que costuma a adotar para dar suas desculpas esfarrapadas, quem usa nossas vagas só por um minuto, paga só uma multa. Faz sentido, não é? Vamos combinar uma coisa? Paramos de te criticar se você pagar por sua infração. OK?

Enquanto seu carro estava parado na nossa vaga, você sacou dinheiro no banco para comprar os ingredientes daquele farto almoço de domingo, adquirir o ingresso daquele show que sempre sonhou em ir e presentear seu cônjuge com uma roupa novinha. Acertei? Agora, evite esquentar muito a cabeça e use uma parte da grana para pagar a multa! Não concorda com o combinado? A penalidade pesou no orçamento? Então estacione seu carro em outro lugar, porque ESTA VAGA NÃO É SUA NEM POR UM MINUTO!

Referências:
http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2013/julho/aplicativo-possibilita-denunciar-quem-viola-vaga
http://catracalivre.com.br/brasil/conteudo-livre/indicacao/aplicativo-denuncia-quem-estaciona-ilegalmente-em-vaga-para-deficientes/
http://ylena.jusbrasil.com.br/noticias/111867966/aplicativo-notifica-autoridades-sobre-carros-parados-em-vagas-para-deficientes
http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,aplicativo-ajuda-a-denunciar-uso-irregular-de-vaga-para-deficiente,3232,0.htm
http://entretenimento.r7.com/videos/rosana-indica-aplicativo-que-denuncia-carros-parados-em-vagas-de-deficientes/idmedia/52096e950cf25a7d43ff8812.html
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10098.htm

___________________

Texto de Alexandre dos Santos Gouveia

Alexandre dos Santos Gouveia é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, foi estagiário da equipe de comunicação do Banco Santander, atuou em rádios como comentarista esportivo e já participou de trabalhos voluntários ligados á prática do futebol.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s