Pulseira transforma comunicação dos surdos-mudos

Você, usuário da linguagem de sinais (libras), sofre ou se irrita quando as pessoas não entendem seus gestos, te olham como se fosse um estranho ou desistem de dialogar e interagir contigo ao perceberem que não tem um intérprete ao seu lado? Às vezes, se sente incomodado com a obrigação de estar sempre acompanhado para poder se comunicar?

Se a resposta dessas e de outras perguntas parecidas forem sim, acalme-se e alegre-se porque seus problemas acabaram! Seis estudantes da Universidade da Ásia (Asia University) desenvolveram uma pulseira responsável por traduzir o seu “idioma especial”.

bracelete-linguagem-sinais

Chamado de “Sign Language Ring” ou “Anel da Linguagem de Sinais”, o acessório consiste em seis anéis presos a uma pulseira. Eles possuem sensores de movimento capazes de fazer a tradução dos gestos em palavras. Uma caixa, que também faz parte do protótipo, emite seus sons.

Sign-Language-Ring1

E não é só isso. Você também poderá compreender o que a outra pessoa diz! As palavras dela têm o som captado por um microfone e são exibidas em forma de texto numa tela de LED. Possibilidade que torna a pulseira ainda mais inovadora. Por enquanto, essas traduções só existem em inglês, mas não fique desiludido! O aparecimento do acessório em outras línguas pode ser apenas questão de tempo.

Gostou da novidade? Fico imaginando como a empolgação de saber disso seria transmitida, não só em seus sinais, mas também nos de outras 359 milhões de pessoas, que segundo a Organização Mundial da Saúde, têm deficiência auditiva. A descoberta merece comemoração, afinal pode melhorar muito a inserção do seu grupo na sociedade!

bracelete-linguagem-sinais-ilustracao-uso1

É difícil afirmar se toda essa mudança representará o fim dos aplicativos que fazem a conversão das linguagens ou dos intérpretes, mas caso represente, você jamais pode se esquecer das pessoas que te ajudaram até hoje. Sempre retribua como puder por tudo o que fizeram e continuarão fazendo pelo seu desenvolvimento.

Agora, devemos unir forças para divulgar essa inovação, só assim ela deixará o museu Red Dot de Cingapura para ser lançada em breve. Que a pulseira traga esperança para você e todos os outros deficientes auditivos! Enquanto fazemos a notícia correr, prepare-se para mostrar ainda mais o que tem de melhor e por a boca no mundo!

Fonte 1.
Fonte 2.
Fonte 3.
Fonte 4.
Fonte 5.

Texto de Alexandre dos Santos Gouveia

Alexandre dos Santos Gouveia é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, foi estagiário da equipe de comunicação do Banco Santander, atuou em rádios como comentarista esportivo e já participou de trabalhos voluntários ligados á prática do futebol.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s