Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência será lançado no Paraná

O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limite será lançado no Paraná, no dia 13 de agosto. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (07/05), em Curitiba, pela ministra Maria do Rosário Nunes, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Ela participou de uma reunião com autoridades e técnicos do governo paranaense responsáveis pelas políticas públicas para pessoas com deficiência no Estado.

Lançado pela presidente Dilma Rousseff em novembro do ano passado, o plano reúne ações estratégicas em educação, saúde, cidadania e acessibilidade. Segundo a ministra, o Viver Sem Limite articula e organiza ações já desenvolvidas no âmbito do governo federal e que foram aprimoradas e fortalecidas para eliminar barreiras e permitir o acesso da população com deficiência a bens e serviços.

Durante o encontro, a secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, apresentou as ações desenvolvidas pelo Governo do Paraná no setor. Também anunciou que o governador Beto Richa vai assinar o decreto que cria o plano Viver Sem Limite Paraná. “Isso demonstra o compromisso do governo estadual com as pessoas com deficiência e seus familiares”, disse.

Maria Tereza expôs uma ampla pauta de projetos em andamento no Paraná. Entre eles os Pontos Focais de Atendimento (responsáveis por ações de atenção especial à pessoa com deficiência, como a adaptação de espaços públicos para a acessibilidade) e o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que vem sendo discutido com a sociedade civil e deve ser transformado em lei ainda neste ano. A secretária e o vice-governador Flávio Arns, que coordenou a reunião, entregaram à ministra o documento base do estatuto.

PLANO NACIONAL – “O Viver Sem Limite tem um olhar especial, voltado às famílias empobrecidas. Também quebra um paradigma no Brasil, pois é construído com a sociedade, e não para a sociedade”, disse a ministra. Segundo ela, o projeto é baseado em quatro eixos: acessibilidade, educação, saúde e assistência social. “O plano quer mudar as barreiras arquitetônicas e as barreiras criadas pelo preconceito”.

A reunião também contou com a participação dos secretários da Saúde, Michele Caputo Neto, do Trabalho, Luiz Cláudio Romanelli, e da secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, entre outras autoridades.

 

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Anúncios

Sobre Esta vaga não é sua nem por um minuto!

Uma campanha pelo respeito à sinalização para pessoas com deficiência. Faça parte deste movimento!

2 pensamentos sobre “Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência será lançado no Paraná

  1. sou deficiente, não é difícil , uma pessoa que não anda, ir ao banheiro , é possível ir ao banheiro sanitário sozinho, se tiver adpitado , com bancos simples , não fica caro, basta, querer, o que fica caro , bandidos que roubam nosso dinheiro, policiais, parabéns não de mole, para, bandidos, voçes são, heróis do nosso praneta terra, no brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s